Publicado por: STRØNGM@N | 14 outubro, 2008

Programas de chat se passam por pessoas

Computadores discutiram, contaram piadas e responderam a perguntas desafiadoras durante um teste de inteligência artificial aplicado pela Universidade de Reading, na Grã-Bretanha.

Digitando em terminais com telas separadas, doze voluntários conversavam simultaneamente com um programa de bate-papo e com um ser-humano. Depois de cinco minutos, perguntaram a eles qual era a pessoa e qual era o computador. Alguns não conseguiram identificar ao certo com quem – ou com o que – estavam falando.

“Houve um momento enquanto eu conversava com os dois que percebi elementos de humor em ambos os diálogos; foi o que me deixou mais perplexo”, disse Ian Andrews, um dos juízes do teste.

Transcrições das conversas mostraram voluntários tentando cruelmente enganar o computador com questões a respeito do clima, da crise financeira mundial e da cor dos seus olhos.

“São azuis!”, respondeu Eugene Goostman, um chat desenvolvido pelo programador Vladimir Vesselov. Goostman foi um dos cinco programas que se passaram por seres de carne e osso. Um sexto programa, chamado Alice, não participou do teste porque não foi configurado a tempo.

O chat Elbot, criado por Fred Robert, levou o mais importante prêmio do dia: a medalha de bronze da Competição de Inteligência Artificial de Loebner, após ludibriar três dos 12 juízes que conversaram com ele.

Fonte: Info

Um vídeo pode ser visto aqui.
See ya!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: