Publicado por: STRØNGM@N | 21 maio, 2009

Desenvolvido simulador do sistema nervoso humano

simulador-sistema-nervoso

Imagem: Sensopac

Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um simulador que, segundo eles, permite reproduzir qualquer parte do sistema nervoso do corpo humano, como a retina, o cerebelo, os centros de audição ou os centros nervosos.

Medicamentos e máquinas inteligentes

O simulador, chamado EDLUT (“Event driven look up table based simulator”), permitirá que os cientistas analisem e compreendam as funções dos centros nervosos do corpo humano, pesquisem novas patologias e até mesmo testem novos medicamentos.

O programa também deverá ser útil para o desenvolvimento de melhores robôs e máquinas inteligentes inspiradas no funcionamento das diversas partes do sistema nervoso humano.

O simulador do sistema nervoso permite a simulação de milhares de neurônios simultaneamente. Os melhores programas disponíveis até agora não passam de algumas dezenas.

Neurônios compilados

A incorporação de um grande número de neurônios foi possível porque o novo programa usa uma arquitetura parecida com o funcionamento dos programas de computador.

Na primeira passagem, ele “compila” o comportamento de um neurônio, ou de vários tipos de neurônios. A seguir, ele simula os sistemas neuronais de média e grande escala a partir desses modelos pré-compilados.

Outra grande vantagem do novo simulador neuronal é que ele foi disponibilizado como software livre, podendo ser baixado gratuitamente pela internet (http://code.google.com/p/edlut/).

Fonte: Inovação Tecnológica

See ya!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: